top of page

Ensaio de : "A chama de uma vela" Gaston Bachelard

  • Thamiris David
  • 10 de jul. de 2015
  • 2 min de leitura

A chama que Gaston Bachelard escreve em seu livro " A chama de uma vela" nos força a imaginar, e assim como o sensível, que faz com que possamos ir além da nossa zona de conforto, aflorando pensamentos e habilidades que temos e criando um outro sentido juntamente com novas experiências.

Através da imagem imaginada, conhecemos esta fantasia absoluta, fantasia poética da chama. A imaginação pode ser mais usada por nós. A chama é um exemplo de imaginação muito forte, pois antes de aparecer, temos que acreditar e imaginar ela aparecendo trazendo o que precisamos.

Não podemos dormir diante da chama de uma vela, nunca se sabe o que vai acontecer se desviarmos nossa atenção da chama para qualquer outra coisa. " Dorme-se diante do fogo. Não se dorme diante da chama de uma vela"; " A lamparina que vela e a alma que sonha. O tempo é lento".

Muitas pessoas tem como figura de uma vela a solidão, mas a mesma pode significar tristeza assim como alegria, depende da situação. Em um velório, tristeza, num jantar romântico, alegria prazerosa.

A chama nos proporciona a visão num escuro, e assim podemos enxergar as pessoas e as coisas e nos comunicarmos moralmente com o mundo. " A chama purificada, purificante, clareia o sonhador duas vezes: pelos olhos e pela alma".

Já os sonhos, não sabemos se irão acontecer e as nossas ações acontecem mesmo sem querermos. " Os sonhos e as fantasias não se modernizam tão rapidamente quanto nossas ações".

O homem tem tanta necessidade de uma companhia que faz da vela a sua

companheira quando sonha com a solidão. Cada um tem a sua própria solidão, sabendo quanto tempo irá levar esse sofrimento e o porquê dele, e usa-a para se tornar um instrumento de cura do tempo sobre ele. " Todo sonhador de chama sabe que a chama está viva. Um sonhador de vontade verticalizante que estuda sua lição diante da chama aprende que deve se indireitar".

A lâmpada elétrica não nos proporciona imaginação, fantasia poética e tratamento das nossas feridas assim como a chama de uma vela nos dá e nunca poderá substituí-la. Entretanto, ela pode nos trazer felicidade, quando vemos uma luz não podemos evitar uma felicidade de luz, exemplo disso é quando falta luz em algum ambiente que estivermos presente. " A lâmpada amiga de lentos olhares de um fogo calmo".

Sendo assim, através desse livro tiramos lindas lições que podemos aplicar em nossas vidas, deixando-nos levar pelos nossos sentidos, trazendo à tona o sensível para colhermos e admirarmos os frutos que este traz para nós. " A vida é um fogo".


 
 
 

Σχόλια


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page