top of page

A cor da terra

  • Thamiris David
  • 5 de jun. de 2015
  • 2 min de leitura

No primeiro momento a professora Valéria fez uma dinâmica para nos relaxar. Circulamos entre nossos colegas e sempre que ela tocava o instrumento ( não sei o nome), parávamos em frente de uma pessoa que não conhecíamos e conversavamos. Depois conversamos sobre a dinâmica e então ela abriu o dispositivo a cor da terra. Colocamos nossas terras no chão e observamos a de nossos colegas. Logo após fileiramos a terra pela tonalidade dela e aí começamos a contar nossas histórias.

A história da terra da lagoa azul, praia da pitinga, Arraial d'juda - BA

Para mim, a lagoa azul tem uma ligação com o meu eu muito forte, apesar de ter conhecido esse lugar a pouco tempo.

Eu fiquei sabendo sobre ela através da minha sogra que sempre contava que existiu um lugar lindo onde as pessoas sempre visitavam, pela água ser cristalina, muito azul e por ter a argila rosa que faz muito bem para a pele. E a partir daquele momento, eu tomei a decisão de querer ir nesse lugar mesmo ele não existindo mais.

Comecei a procurar na internet, achei fotos e vídeos mas eu não sabia onde era. Então, em abril minha família do Rio de Janeiro veio para cá e fomos exatamente para a praia onde ficava a lagoa azul, e quando eu cheguei naquele lugar eu senti uma alegria incrível, porque eu estava imaginando as pessoas ali, felizes, aquela paisagem perfeita.

Só que agora não tem mais, só tem um pedaço bem escondido do que restou da lagoa azul.

Essa terra presenciou muita coisa, alegria, tristezas, desvio da natureza, hoje só tem a terra mesmo. Há mais de 20 anos ela não existe mais.

Antes era a alegria da cidade. Lá tem uma barraca que antes chegava a vender de 70 a 100 pratos por dia e agora eles quase não vendem mais.

Nesse lugar ainda existe em grande quantidade a argila rosa, medicinal, então as pessoas sempre iam lá para usar esse recurso natural e a paisagem é maravilhosa, fico sem palavras.

Agora com construção de resorts a lagoa foi secando porque eles foram desviando a água que abastecia-a sem a mínima preocupação com a natureza.

Então, essa terra misturada com argila presenciou praticamente todas as coisas ruins e boas ao mesmo tempo assim como eu.

Abaixo seguem as fotos do antes e depois do lugar.

 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page